Tráfico de animais.
Esses dias tive uma aula de bioética em que o professor propôs uma discussão sobre o problema do tráfico de animais. Eu fiquei impressionado que a grande maioria da sala, pra não dizer todos, alegaram que o problema reside basicamente no consumidor final e que, por isso mesmo, a solução seria proibir a posse de animais silvestres.
Eu não sei, sinceramente não me lembro de nenhum caso em que proibições resolveram o problema. Na verdade eu me recordo de uma série de casos em que as proibições não só agravaram o problema como também acabaram por criar novas complicações.
Veja, eu defendo que as pessoas tenham o direito de ter um animal, silvestre ou não, mas há que se arcar com as responsabilidades. Porque é fato, tem muita gente que quer ter bicho por modismo. O distinto filho do chefe que trabalha aqui comigo por exemplo, quer a todo custo ter uma iguana. A princípio não há nada de errado com isso, a não ser o fato de ele sequer cuidar de si, que dirá de uma iguana.
É fato que a iguana pra ele criaria uma espécie de “status social”, como criou pra amiga dele que comprou uma píton. Não conheço a amiga dele, mas foi depois de ela adquirir a cobra que ele decidiu que tinha que ter uma iguana. Eu tento todos os dias dissuadir o rapaz a ter, no máximo, um tamagochi pq eu sei que ele vai se cansar do bicho (do virtual ou do real) antes mesmo da bateria do infeliz acabar.
É claro que a questão talvez tenha um cunho monetário já que um animal legalizado custa os olhos da cara, da minha e da sua, ao mesmo tempo. Talvez se os preços fossem mais realistas as pessoas tenderiam a adquirir mais animais silvestres legalizados e acabassem por ampliar um mercado tão restritivo e que poderia trazer um retorno bacana para os criadores, para o governo e para a preservação das muitas espécies em extinção.
Eu mesmo, por exemplo, adoraria adquirir uma coruja. Mas não tenho condições de pagar R$ 4.500,00 em uma Suindara legalizada. Por outro lado, será que quem tem essa condição financeira e compra uma coruja tem a preocupação que eu teria com o animal? Será que não comprou pra pendurar em cima da estante e tirar onda com os amigos?
Enfim, não sei se existe uma solução para o problema. Aceito sugestões. Apenas acredito que educar melhor as pessoas com relação ao que significa ter um animal de estimação, baratear os custos para aquisição de um e criar um sistema de fiscalização que possa manter um controle efetivo das espécies que estão sendo comercializadas é um bom caminho.
O pessoal da minha classe acha que o melhor caminho é deixar o fulano de 3 a 5 anos na prisão… Como se já não tivéssemos animais selvagens demais por lá.
O brasileiro não sabe nada de política criminal. Existe penas alternativas muito boas como Prestação de Serviços à Comunidade, Interdição Temporária de Direitos, Limitação de Fim de Semana, Perda de Bens e Valores, Prestação Pecuniária, e entre outras previstas em legislação especial, além das que o juiz possa inventar.
Talvez fosse melhor adotar a campanha “Troque seu cachorro por uma criança pobre”, nem teríamos trabalho com gingle, tá tudo pronto faz tempo. Mas para esse filho do chefe eu não quero que ele estrague uma criança pobre, é melhor comprar um cachorro, gato, mula ou mulher robô.
Comment by Mythus — 23 February, 2007 @ 11:30 am
Realmente é mais fácil prender o cidadão ou então proibir e pronto! É muito bonito proibir, mas e os animais que já foram vítimas do tráficos e estão nos “depósitos” da vida? Nem o próprio IBAMA sabe o que fazer, tudo está errado.
Eu sou proibida por lei de criar um urubu aleijado e sem condições de voar, mas se eu entregá-lo ao IBAMA, este vai eutanasiá-lo sem dó.O IBAMA pode decidir que animal vive ou morre. As coisas estão erradas e confusas, e graças a profissionais como estes de nossas classes, vão ficar cada vez piores!
Comment by Perséfone — 23 February, 2007 @ 12:10 pm
Rapaz, eu acho massa que cada um de nós tenha um animal silvestre e mate logo o bicho de fome. Pronto, aí acaba tudo logo de uma vez e tá tudo resolvido. O ser humano é um bicho engraçado mesmo… é dose. Por que será que esse asteróide tá demorando tanto pra chegar aqui na Terra? Será que Deus não vai corrigir essa cagada que ele fez e chamou de humano? Cadê a porra do Asteróide? E não pense que a vida vai acabar na Terra, porque não vai. Apenas nós, o câncer do planeta, vamos morrer. E aí fica tudo bem. Aos vencedores, as baratas!
Comment by 45iso — 23 February, 2007 @ 19:47 pm
Eu não sei, cara. Já vi muitas vezes nêgo vendo mico na beira da estrada. Eles enchem o bichinho de cachaça e ele fica dócil, dócil. Quem passa acha bonitinho e acaba levando, por 20, 15 reais, um macaquinho. Quando chega em casa o bicho melhora do porre e pronto, vira uma arara -hehe-. Ou soltam o coitado em um habitat nada a ver ou matam ou deixam morrer.
Talvez o problema seja de nível social, se o cara tivesse emprego, uma condição digna ele não ia precisa se enfiar no mato, montar arapuca e ficar no sol, vendendo macaco. Mas vai saber, tem gente que prefere entrar no mato de vez em quando, montar armadilha e depois botar o filho no sol, vendendo macaco, rs. Já conversei com gente assim (aquela velha história do cara que vai na zona e pergunta pra puta pq ela não muda de vida…).
É foda!
Comment by R. — 24 February, 2007 @ 13:19 pm
Entrei na internet hoje para me alienar um pouco e esquecer o choque da vida real, cheguei aqui por indicação e cai em uma baita enrascada - vc acordou o meu lado São Francisco que estava cochilando.O assunto é polêmico, tenho certeza que ficará na minha cabeça todo o final de semana. Se conseguir confabular alguma idéia, te falo… enquanto isso fico com minha gata no colo, recolhida de um sujeito que pretendia mata-la por não “ser pura”. Tudo isso é só para dizer que gostei do blog. Prolixo, não?
Comment by Cris — 24 February, 2007 @ 19:35 pm
Não me leve a mal, mas eu defendo que não há melhor opção do que o habitat natural dos bichos. Não por uma questão de proibição, mas de conscientização das pessoas.
Pode dizer, a vaidade é uma bosta, neh! Querer ter um bichinho em casa só por modismo, para mostrar a bela aquisição para os amigos ou porque acha uma gracinha é coisa de gente babaca!
Além das pessoas que trabalham com veterinária e biologia, não conheço ninguém que queira criar e cuidar de um animal silvestre porque gosta.
Olha, eu já te falei que urubus são opções mais acessíveis! haha
Comment by Neanderthal — 26 February, 2007 @ 14:21 pm
Neanderthal, desculpe, mas então eu acho que vc não conhece muitas pessoas. Aliás, procure saber quem são os donos de criadouros conservacionistas (aqueles onde os proprietários só têm gastos e não lucros) que vc vai encontrar médidos, empresários, administradores de empresas… Não generalize! Tenho conhecidos muito queridos e responsáveis e não são nem biólogos nem veterinários, e cuidam maravilhosamente bem de seus animais. Muitos sucessos em reprodução de determinadas espécies foram obtidos por “amadores”. Antes de dizer que tudo é “modismo” ou “vaidade” é melhor analisar os casos. Senão ficamos no “achismo”…
Querer é algo bem distante de poder. Os animais silvestres de cativeiro são uma realidade, não há como ignorar. E o problema não é apenas o “modismo”. O problema também são estradas, rodoanéis, hidrelétricas. Aliás, quando uma hidrelétrica é cosntruída, pra onde vc acha que vão os bichinhos?? Para a floresta mais próxima?? Não querida, vão para criadores conservacionistas (aqueles que na maior parte das vezes não são biólogos nem veterinários). Sabe aquele ditado “onde come um, comem dois”? Pois é, é falso. Onde come um, COME UM!Por isso não dá pra transferir animais pra “floresta mais próxima”.
O que deve fazer é um trabalho de conscientização e também uma legalização para criadores, além de uma maior abertura para eles.
Comment by Perséfone — 26 February, 2007 @ 19:53 pm
Olha, quando eu falei em criar por vaidade ou modismo, estava me referindo ao filho do patrão do Hades! Pelo que ele postou aqui, me deu a entender isso.
Eu conheço casos de criadores conservacionistas. Não pessoalmente, mas das histórias, porque meus amigos colaboram com alguns.
Agora, eu não posso afirmar que uma coisa é boa ou ruim, dar soluções ou discorrer sobre o assunto sem ter conhecimento! Não fecho os olhos para o fato de que tem que haver uma solução para os problemas que vc citou, mas eu simplesmente não vou chegar aqui e falar maravilhas sobre criadouros conservacionistas se eu só conheço esse tipo de trabalho de ouvir falar, ver na tv. E de fato não conheço pessoas que criam animais silvestres. Não posso fazer nada quanto a isso e nem vou sair por aí desesperada a procura de um só para poder dizer aqui que coheço! O que vc queria que eu dissesse? Inventasse alguma coisa a respeito?
Agora eu não vou chegar aqui e dizer que vc não conhece muitas pessoas se vc assumir, por exemplo, que não conhece pessoas que trabalham com pesquisa em documentos do Império. =D
Bjus e espero que tenha me entendido. Pq eu entendo e aceito seu ponto de vista!
Comment by Neanderthal — 27 February, 2007 @ 09:24 am
Neanderthal, fiquei tão feliz com seu comentário. Vc assinou embaixo de tudo o que falei, entendeu perfeitamente o que eu quis dizer, e o melhor, ainda se mostrou contrária ao seu primeiro comentário. Gostei. =)
Não entendeu? Eu refresco sua memória, vc escreveu: ” Além das pessoas que trabalham com veterinária e biologia, não conheço ninguém que queira criar e cuidar de um animal silvestre porque gosta.” Bom, se entendi direito, acho que vc diz aqui que só pessoas que trabalham com biologia e veterinária é que querem criar e cuidar de um animal silvestre. A não ser, é claro, que eu não saiba ler, ou que minha capacidade interpretativa esteja prejudicada. Sendo assim, gostaria da opinião das outras pessoas que leram o post do Hades, que leram meus comentários e os comentários da Neanderthal.Alguém por favor?
Se vc conhece criadores por vc, ou por ouvir falar, não foi o que deu a entendere no seu primeiro comentário. Assim sendo, o “erro” foi seu e não. Tente se expressar melhor da próxima vez e não passaremos por este tipo de situação desagradável.
Continuando vc diz que não conhece quem crie animais silvestre e também não se aprofunda no assunto “Criadores conservacionistas”. Se não conhece, por que disse acima que só quem se interessa em criá-los são biólogos ou veterinário?? Repito: foi vc quem escreveu e não eu. Eu apenas li seu comentário e respondi.
Não tenho a menor intenção de fazê-la sair “desesperada” atrás de criadores ou animais silvestres. Mas quero, modestamente, mostrar-lhe que não devemos escrever sobre algo que não conhecemos. O Hades tem uma frase muito espirituosa que eu gosto muito de citar: ” NÃO SABE, DEIXA!” É simples assim. Vc não conhece criadores, não conhece o trabalho deles, não pretende sair desesperada atrás de conhecê-los… então não diga nada sobre algo que desconhece. Eu não queria que vc inventasse algo a respeito, queria que não se manifestasse sobre algo que não é de seu domínio.É o mínimo, não?
Comentar, discordar, concordar, propor soluções é uma coisa. Afirmar sme o menor conhecimento é outra bem diferente!!!
Eu jamais afirmaria que não conheço pessoas que trabalham com pesquisas sobre o Império porque não sei se existem. Entende? Consegue perceber a diferença entre mim e vc? Eu não afirmo algo que não conheço.
E,antes que vc venha copiar e colar a parte em que digo “acho que vc não conhece muitas pessoas”, prefiro esclarecer que aquilo foi irônico querida. Então não adianta escrever isso porque talvez eu não responda…
Diante de tudo isso, eu também espero que vc tenha entendido. Mais claro que isso, só uma apresentação em Flash. Caso seja necessário, o Hades sabe muito mais de informática e programas do que eu. Abraços.
Comment by Perséfone — 27 February, 2007 @ 11:53 am
No comentário acima existem vários erros de digitação. Tentei corrigir mas o blogsome estava dando erro. Assim, peço que relevem…
Comment by Perséfone — 27 February, 2007 @ 11:58 am
Agora que namoro o Hades é que passei a conhecer um pouquinho sobre criadouros, animais silvestres etc…pq a minha praia até então eram os pacientes e a radiação. ;-)
Então não posso opinar muito sobre isso, mas concordo com o Hades, Perséfone e Mythus qdo dizem que a prisão por si só não educa ninguém.
Comment by B. — 27 February, 2007 @ 12:17 pm
“Olha, quando eu falei…”, “Eu quis dizer…”, “Mas você disse…”, “Não sabe, deixa…”, Disse, não disse, disse me disse… Isso me lembra uma música:
Memórias do Café Nice
Ah! Que saudade me dá
Ah! Que saudade me dá
Do bate papo
Do disse-me-disse
Lá do Café Nice
Ah! Que saudade me dá
De cadilac chegava o Chico Alves
Logo no samba queria entrar
E Ismael só na de pão com manteiga
Até esquecia a nega pra poder ficar
E o samba varava a madrugada
O Café Nice era um pedaço do céu
Num canto batucava João de Barro
Lamartine, Pixinguinha,
Almirante e Noel
Ah! Que saudade me dá…
Caymmi sem barriga e sem madeixas
Mostrava a Carmem o que é que a baiana tem
Ary Barroso no piano reclamava
Que Donga fez um samba que não é de ninguém
E o samba varava a madrugada
O Café Nice amanhecia em festa
Cartola afina a viola
Que pena que agora só a saudade é que resta
Ah! Que saudade me dá…
Comment by Guardião do Estronho — 27 February, 2007 @ 12:34 pm
Brincadeiras a parte…
Realmente, pelo texto em sí, deu a entender que Neanderthal achava que apenas biólogos e veterinários cuidam bem de animais silvestres. Bom, em relação a “eu não quis dizer isso”, “mas você disse…” e etc, não vou entrar nesse mérito.
A questão é que, assim como a B., também entendo pouco de animais silvestres e o pouco que aprendi foi depois que comecei a namorar a Perséfone. Mas uma coisa é certa… Modismo não é.
Em relação a pessoas que criam seus “bichinhos” em casa por achar bonitinho mostrar ao vizinhos, isso infelizmente é uma coisa que vem acontecendo há séculos. O homem, o animal mais idiota do planeta, não sabe o que é respeito pela natureza, seja pela fauna ou pela flora. Muita gente critica os defensores da natureza (assim como eu, antes de conhecer e saber separar os defensores de verdade e os ativistas exibicionistas), dizendo que estão dando murro em ponta de faca. Mas se cada um deixasse de atrapalhar, nem precisaria ajudar a essas pessoas. Bastava não incentivar o tráfico. Cadeia? Pra quem compra? Não, porque muitos não sabem o que realmente estão fazendo. Cadeia para os traficantes? Sim.
Mas ai vem aquela velha questão: Se formos prender todos, não vai ter lugar. Mas algo tem que ser feito. Por que então não pegar esses traficantes e como pena, fazer com que trabalhem em criadouros, zoológicos ou alguma outra atividade que possa servir a natureza? Mas falta boa vontade de nossos queridos políticos, não só pra isso, claro.
Enfim… Graças a Perséfone, ao Hades e ao amor que vejo até em algumas pessoas anônimas que criam cachorrinhos “detonados” jogados na rua, é que a cada dia eu respeito mais os animais e sonho em um dia fazer alguma coisa maior por eles.
Comment by Guardião do Estronho — 27 February, 2007 @ 13:00 pm
Poxa, eu apenas disse entre as pessoas que conheço.
Não entendo porque uma mera discordância de opiniões é capaz de gerar uma situação tão boba como esta. Se eu fosse discutir em blogs alheios por tudo que eles escrevem e eu discordo…
E vou continuar mantendo, dentro da minha ignorancia, a opinião de que as pessoas deveriam se conscientizar de que o melhor lugar para todos os animais é o seu habitat e pronto!
E lamento muito não saber tudo sobre tudo, mas vou continuar emitindo opiniões sobre o que eu achar que devo!
Agora, de estupidez, ninguém pode me acusar.
Um abraço!
Comment by Neanderthal — 27 February, 2007 @ 13:17 pm
É… Tipo assim… Nem sobrou espaço pra eu comentar…
Enfim, eu tb acho lindo o animalzinho todo faceiro em seu habitat natural… Só tem um problema… SERÁ que ainda sobrou habitat natural?
Que assim como a Perséfone bem lembrou, o habitat dele não virou usina hidroelétrica? Aterro? Cidade? No mais, NÃO DÁ pra ignorar a associação que o homem sempre fez com as mais diversas espécies. É de nossa natureza conviver com os animais, sempre o fizemos e sempre vamos fazer…
O que esquecemos com o passar das gerações é a responsabilidade que temos junto a eles.
Comment by Hades — 28 February, 2007 @ 08:27 am
Chococante! O.o
Comment by Marco Shaady — 3 March, 2007 @ 03:38 am
Lucas e Neandhertal, os comentários de vocês não aparecem aqui porque, além de mal educada, sou uma azarada e sem noção de nada que tenha a ver com computadores. Fui excluir o comentário replicado do Lucas e acabei apagando todos. Desculpem.
Mas, para as outras pessoas saberem do que se trata, o Lucas (que acho, nunca entrou aqui antes, e por coincidência resolveu entrar agora) defendeu a Neandhertal e disse que eu preciso de um pouco mais de educação.
A Neandhertal, claro, ignorou tudo o que foi dito, se fez de incompreendida e com toda a polidez do mundo, também disse que sou mal educada. Além disso, tentando me alfinetar soltou um “Ainda bem que pra me tirar do sério falta muuuito!”. Bom, vamos às respostas:
Lucas - Pouco me importa o que vc acha ou deixa de achar ao meu respeito. Educação eu tenho, mas só uso com quem merece. E, não creio ter sido em momento algum grosseira, apenas respondi a comentários. Lamento se as pessoas se melindram por pouco. Acredite, vou comer menos por causa de sua opinião sobre minha pessoa! Seja bem vindo ao blog.
Neanderthal - ZzzzzZzzzzzZzzzzzzz…
Comment by Perséfone — 9 March, 2007 @ 18:00 pm
Como é bom ver a boa e velha democracia sendo jogada no lixo… É como eu sempre digo, aqui meu amigo nós somos o que quisermos ser, não temos educação em um post e noutro somos sensíveis (ok, a Perséfone nunca é sensível rs).
E pq? Pq é assim que Deus quer, e Deus aqui atende por dois nomes: Perséfone e Hades…
PS: Megalomaníaco é a mãe, e tenho dito.
Comment by Hades — 9 March, 2007 @ 23:00 pm
Como assim, Hades?? Eu sou um poço de sensibilidade!! Meu sobrenome é sensibilidade! Fiquei magoada! rs Snif… snif…
Comment by Perséfone — 10 March, 2007 @ 10:09 am
Neandhertal, desiste! Ela é sapiens!
E eu mataria logo todos os animais selvagens. Começaria pelo homem. Mandaria logo tudo pro inferno. Sem ofensas, Hades.
Comment by 45iso — 15 March, 2007 @ 09:26 am
A única forma de cessarmos por completo essa escravidão dos animais silvestres q muitas vezes são confundidos com pets é a CONSCIENTIZAÇÃO!!!
NAO COMPREM ANIMAIS ORIUNDOS DO TRÁFICO,PQ SE NAO EXISTE DEMANDA NAO EXISTE A OFERTA DO PRODUTO.
O habitat p/ eles existe sim,ainda…e a nós,humanos nos resta 2 alternativas: 1)cessar por completo esse abuso e egoísmo q o sistema implantou não sei como(pior q sei)por outras espécies..ei,p/ q vc quer ter uma coruja???p/ satisfazer o que??pensa sobre isso…pq a coruja nao gostará de receber carinhos,nao te dará carinhos,nao entenderá o que está fazendo fora do habitat dela e vc estará ajudando,alimentando essa biopirataria. Fora o risco das zoonoses e a alimentação que 99%dos “proprietarios”de animais silvestres nao tem conhecimento algum e acabam por procurar em sites muitas vezes feitos por pessoas q nao tem estudo p/ tal prejudicando os animais q ja chegam p/ atendimento muitas vezes em estado terminal.
alternativa 2)aceitar o fato de que o ser humano é especie superior,deve mesmo explorar a todos e ja que a mata ta acabando mesmo e eles nao terao onde morar(isso é absurdo)entao vamos todos ajudar o pobre do animal que esta nas maos do traficante por pena ou vaidade(nao façam isso)
Reflitam…é dificil mudar o mundo,claro que é;
Mais difícil ainda é viver aceitando o absurdo.
Se vc nao comprar nunca nenhum desses animais e conscientizar o ciclo que gira em torno de vc com certeza colheremos um fruto que os fracos chamam de impossível.
é isso aí galera,paz p/ todos e nao à exploração animal.
Comment by paz + mente — 22 July, 2007 @ 21:25 pm
esse site é maravilhoso ameoi!!!!!!!!!
Comment by denise — 7 November, 2007 @ 16:22 pm